terça-feira, 4 de setembro de 2012

ETA de Extremoz inova com sistema de reutilização de água


Ana Luiza Cardoso – ACS Caern


A reutilização da água usada na limpeza da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Extremoz está gerando de forma direta no sistema como um todo o aproveitamento de 6% do líquido, que antes era descartado. Ao implantar o reaproveitamento de águas residuárias, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) está beneficiando o bairro Jardim Progresso na Zona Norte de Natal com maior oferta de água para seus moradores.

O Chefe da Unidade de Manutenção e Operação de Redes de Águas da Regional Natal Norte, Man Cheng, explica que com o reaproveitamento da água, foram desativados três dos sete poços que abastecem o Jardim Progresso. Como o sistema está sendo constantemente aperfeiçoado, a quantidade de poços desativados poderá ser ainda maior no futuro.

O tratamento de água é feito após o produto passar pelos floculadores e decantadores, dispositivos componentes do processo de tratamento de água. Nestes processos de purificação são removidos cor e turbidez com a decantação da matéria orgânica. Em seguida, a água passa pelos filtros. A Caern faz a lavagem de cada filtro de seis em seis horas, onde são usados 200 mil litros de água.  Além desta limpeza, é preciso também fazer a lavagem dos decantadores a cada 12 horas.

A água que foi usada para a limpeza do sistema, é canalizada até a Estação Elevatória de Águas Residuárias, bombeada para uma lagoa dentro da ETA de Extremoz, onde permanece para decantação. Encerrado este processo, a água pode retornar para o sistema, completando o seu ciclo de reaproveitamento.

Após a comprovação dos resultados do sistema, a Unidade de Manutenção da Natal Norte utilizou parte da tubulação existente e implantou mais 550 metros de adutora para atender ao bairro de Jardim Progresso. Os resultados, conforme acrescenta ManCheng, estão sendo bastante satisfatórios, o que se reflete na desativação de poços para atender àquela área.


Nenhum comentário:

Postar um comentário