segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Secretários de Educação destacam importância de estudantes refletirem sobre a preservação da água


Ana Luiza Paz – ASC Caern
Secretarias de Educação dos Municípios estão se mobilizando para garantir a participação de suas escolas no Prêmio Caern de Redação, promovido pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). A iniciativa da empresa estadual de saneamento em promover a reflexão sobre o tema “Água: o desafio do século XXI” surge em decorrência da maior estiagem enfrentada pelo Estado e pela região Nordeste nas últimas quatro décadas. De acordo com os secretários dessas pastas, tudo que é relacionado à água chama a atenção dos alunos e com este concurso da Caern há mais um motivo para se produzir textos sobre o tema. A redação deve ser produzida no formato Carta e endereçada ao diretor-presidente da Caern. Para alunos do 5º ao 6º anos do ensino fundamental e do 7º ao 9º do fundamental, o tamanho do texto deve ser de 20 a 30 linhas. Os estudantes de ensino médio devem produzir cartas de 30 a 40 linhas.
O tema em questão tomaconta das salas de aula do Estado e vem mobilizando diretores, supervisores, professores e estudantes. “Considero uma atitude inteligente e responsável por parte da direção da Caern em promover tal iniciativa. Vamos nos emprenhar para enviar bons textos e quem sabe levar o prêmio para casa. Caso isso não aconteça, já estaremos ganhando muito só em participar e levar nossos alunos a dissertarem sobre a importância da água” adianta a secretária municipal de Educação de Pau dos Ferros, Francisca Dantas.
A educadora da cidade polo do alto oeste potiguar revela ainda que a temática já era trabalhada de maneira transversal, sobretudo através de projetos que envolvessem a comunidade. Em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Turismo, a equipe de Francisca realizou caminhadas que movimentaram a cidade e sensibilizaram boa parte da população para a necessidade de preservação dos recursos hídricos para garantir o abastecimento para as atuais e futuras gerações.
Para MistênioBertuleza, secretário de Educação de Afonso Bezerra, na região Central do Estado, “a ideia do concurso de redação é excelente. Não só em minha cidade, mas no Nordeste como um todo ‘a água’ deve ser vista como um bem necessário e escasso, sobretudo pelos estudantes. Afinal de contas, a educação exerce um papel primordial para o uso racional da água, o que só vem a trazer benefícios para população no geral, pois o filho chega em casa e ensina aos pais aquilo que aprendeu em sala de aula”, observa o educador. Para Bertuleza, o Prêmio Caern de Redação uniu o útil ao agradável. “A Caern está de parabéns por desenvolver ações que aproximem a comunidade da empresa”.
As redações para concorrer ao prêmio devem ser enviadas pelo correio para a Assessoria de Comunicação Social da Caern – avenida Senador Salgado Filho, 1555, Tirol – Natal/RN – CEP : 59015-000. Os textos também podem ser entregue em envelope lacrado no endereço acima, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O aluno vencedor em cada categoria receberá R$ 1 mil e mais um tablet, o professor orientador, um tablet, e a escola a qual os dois pertençam ganhará um troféu referente à premiação. Os dirigentes das escolas devem acessar o site do certame (www.premiocaern.blogspot.com) e imprimir a ficha de inscrição que deve ser encaminhada juntamente com o texto da redação, escrito à mão pelo estudante concorrente ao prêmio. Somente pode ser enviado um texto por categoria. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário