sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Estudante deve evitar excesso de expressões coloquiais na Carta a ser enviada para a Caern


Juliano Freire – ACS Caern

Texto objetivo, direto e sem bordões. Este é o mote para o desenvolvimento da redação em formato “CARTA”, solicitado para ser enviado à Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte, para participação nas três categorias do Prêmio Caern de Redação. A Carta é encaminhada ao diretor-presidente da Caern. O zelo gramatical é um ponto forte. “O estudante deve priorizar a concordância, a regência, o uso correto dos pronomes de tratamento e o cuidado na pontuação”. A dica é do professor Rosemberg Ramalho, coordenador do projeto “Descomplicando a Língua”, equipe que vai realizar a primeira etapa da correção das redações enviadas à Assessoria de Comunicação Social da Caern. Com vários anos de experiência em sala de aula, no ensino da língua portuguesa, e no acompanhamento e análises de provas de redação, o educador lembra que além de produzir um texto satisfatório, orientado por um professor de sua escola, o aluno deve evitar artifícios que podem comprometer o seu trabalho. O tema da redação é “Água: o desafio do século XXI”.

Os alunos do Ensino Fundamental (categorias I e II) deverão elaborar cartas que contenham o mínimo de 20 e o máximo de 30 linhas. Estas categorias são: I) 5º e 6º anos e II) 7º, 8º e 9º anos. Já os alunos do Ensino Médio, deverão elaborar cartas que contenham o mínimo de 30 e o máximo de 40 linhas. “O estudante não deve inserir em sua CARTA, expressões coloquiais do dia a dia, e evitar clichês como ‘atualmente’, ‘na minha opinião’ e ‘eu acho’ e certas expressões como ‘unidos venceremos’” – orienta Rosemberg. No decorrer de sua argumentação, a criança ou o adolescente autor do texto, deve ficar atento para a qualidade de sua argumentação. Quando citar dados, o aluno precisa citá-los de maneira concreta, mencionando instituições e autoridades que divulgaram aquelas informações. Pode se referir a fatos conhecidos. O que não vale é o senso comum e escrever frases óbvias como “a água é importante porque é uma necessidade”.

PESQUISA

A tarefa de redigir e preparar uma boa redação não é coisa do outro mundo. O estudante pode consultar notícias na internet, revistas, jornais, livros, ou seja, pesquisar e ainda, contará com a orientação de um professor. Vale lembrar que a redação só pode ser enviada pela escola na qual o aluno está matriculado. A ficha de inscrição e a folha de redação estão disponíveis no blog do prêmio (www.premiocaern.blogspot.com) e devem ser impressas e preenchidas, a primeira pela direção da escola e a segunda, com o texto de próprio punho do estudante. As redações, no formato CARTA, devem ser enviadas pelo correio ou entregues pessoalmente para ou na Assessoria de Comunicação Social da Caern, avenida Senador Salgado Filho, nº 1555, Tirol – Natal/RN – CEP: 59015-000. O horário é o das 8h às 17h. O prazo encerra-se no dia 17 de setembro.

Informações podem ser obtidas pelos telefones (84) 3232-4161 e 3232-4236, da Assessoria de Comunicação Social da Caern. Outra opção é fan page do prêmio na rede social facebook (www.facebook.com/premiocaern). O concurso vai premiar os primeiros lugares em cada uma das três categorias com R$ 1 mil e um tablet para cada aluno vencedor, um tablet para o professor orientador e um troféu para a escola a qual estudante e orientador pertençam. A entrega dos prêmios deve ocorrer no dia 14 de dezembro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário