segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Caern amplia fornecimento de água para 2 mil famílias residentes no Jardim Progresso


Juliano Freire – ACS Caern
Para melhorar o abastecimento para 2 mil famílias que residem no Jardim Progresso, área habitacional que integra o bairro de Nossa Senhora da Apresentação, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) ativou trecho de 700 metros de uma adutora que traz água da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Extremoz e uniu esta tubulação a uma rede nova de 500 metros com diâmetro que varia entre 250 e 400 milímetros. Os dutos têm uma extensão total de 1,2 quilômetros e reforçam o fornecimento de água para Jardim Progresso em mais 130 mil litros de água por hora.
O gerente regional da Caern na Zona Norte de Natal, Ricardo Cesar Marinho, destaca que esse volume adicional somado ao que é fornecido por quatro poços e outro sistema de abastecimento, garante a ampliação da oferta de água para 350 mil litros hora para o bairro. “Estes avanços começaram a funcionar na prática há 30 dias. Mas, outras intervenções precisam ser feitas para que o processo de melhoria no abastecimento se consolide”, informa Ricardo.
No momento, a empresa estadual de saneamento realiza o cadastramento desses 2 mil clientes e está retirando as ligações clandestinas à rede da Companhia. Também será instalada a quantidade de hidrômetros correspondente a esses imóveis. A medição de consumo contribui para evitar o desperdício de água, o que dificulta a subida do líquido para as partes mais altas. 
A empresa tem mantido permanente contato com a população do Jardim Progresso. Em 31 de março, foi realizada edição do programa “Caern na Comunidade”, sediada na Escola Municipal José Frazão de Oliveira. Nesta ocasião, o gerente regional da Companhia, adiantou às lideranças e moradores do bairro, a existência do projeto para ampliar a oferta de água. O que se tornou realidade, depois dos serviços efetuados pelos técnicos da Caern, no mês de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário