terça-feira, 7 de agosto de 2012

Caern alerta para aumento no consumo de água em banheiros nas residências


Lígia Cortez – ACS Caern

Quase 65% do consumo de água em uma residência de quatro pessoas são utilizados em descargas no vaso sanitário e asseio corporal, segundo dados do professor e engenheiro Isaías Costa Filho, gerente de Desenvolvimento Operacional e Controle de Perdas da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), baseado em pesquisa feita pela Universidade de São Paulo (USP). Os estudos da Organização Mundial das Nações Unidas (ONU), afirmam que uma pessoa precisa de 110 litros por dia para atender suas necessidades básicas. Já os números da Caern no mês de maio indicam que foram oferecidos em média 247,67 litros por habitante dia para os clientes da empresa no Estado. Na capital a oferta aumentou para 324 litros habitante/dia na Zona Norte e 222 litros/habitante/dia para moradores das zonas Sul, Leste e Oeste da cidade.
Isaías informou que a empresa está instalando hidrômetros nos imóveis em todo o Rio Grande do Norte a fim de controlar as perdas de água e cobrar o valor justo pelo consumo. Para ele, o usuário consciente evita desperdício e economiza no valor final da conta. Esse resultado beneficia pessoas que não estão recebendo o produto como gostariam por falta de pressão do líquido nos tubos para subir até os reservatórios.
O professor destacou os indicadores de consumo pesquisados pela USP em imóvel ocupado por quatro pessoas, afirmando que de toda a água entregue nas residências, cerca de 20% são utilizados nas atividades da cozinha, inclusive para beber e 15% no tanque e máquina de lavar roupa. Os dados foram pesquisados levando em conta, por exemplo, a utilização de 16 descargas ao dia de 30 litros cada, totalizando 480 litros/dia. Em 30 dias 14.400 litros que corresponde a 14,4 metros cúbicos/mês. Se as descargas forem acopladas, com capacidade para 6 litros, ao final do dia a mesma família terá consumido 96 litros e nos 30 dias 2.880 litros que corresponde a 2,88 metros cúbicos de água/mês. A economia será de 11,52 metros cúbicos em 30 dias. Na opinião do professor, quando as pessoas são bem informadas elas usam o serviço de forma racional e não há espaço para desperdício e todos são beneficiados. 

DICAS

A recomendação da Caern é fechar a torneira enquanto estiver escovando os dentes e usar um copo com água para enxaguar a boca. O consumo médio de 12 litros será reduzido para 0,2 litros. Se o usuário mora em apartamento onde é cobrado valor único para todos os moradores e não havendo medição individualizada, a tendência é gastar, nessa mesma atividade, o equivalente a 80 litros de água. Se o consumo for avaliado durante o banho, a orientação é fechar o registro enquanto está se ensaboando e reduzir o tempo do banho. Se o banho demorar 15 minutos, serão gastos 45 litros e se chuveiro for aberto durante cinco minutos, o consumo cairá para 15 litros.
A válvula de descarga precisa ser regulada com frequência e os consumidores devem preferir as caixas acopladas nos vasos sanitários. Uma válvula em condições normais deve ter uma vazão média de 10 litros de água enquanto a válvula com defeito pode gastar de 20 a 30 litros cada vez que é acionada. Quando for lavar a louça, tire os resíduos dos alimentos com uma espátula de borracha. Coloque água (de preferência quente) e detergente. Coloque toda a louça de molho durante alguns minutos e em seguida passe uma esponja e esvazie a pia. Coloque a louça ensaboada dentro dela e vá enxaguando o que estiver na pia. Além do tempo, haverá uma significativa economia de água.
Aguar jardim é uma atividade que se não for desenvolvida de forma racional, pode gerar desperdício. A orientação da Caern é que as plantas sejam molhadas logo cedo no turno da manhã ou à noite para evitar a evaporação de água. Alguns observadores recomendam para o início da noite porque as plantas terão cerca de 10 horas para hidratação, sem ataque dos raios ultravioletas que danificam as folhas. Para o professor Costa Filho, as práticas racionais dos consumidores podem fazer uma grande diferença nas faturas dos serviços prestados pela companhia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário