quarta-feira, 18 de julho de 2012

Caern recupera poço e começa a regularizar abastecimento em Mossoró


Lígia Cortez – ACS Caern

Os trabalhos de recuperação do Poço 8A que abastece os bairros Belo Horizonte, Alto do Xerém, Alto da Conceição e parte do Centro de Mossoró, foram concluídos na manhã desta quarta-feira (18), e o fornecimento de água está sendo regularizado gradativamente. A previsão do gerente regional da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), engenheiro Francisco Nehilton Barreto, é regularizar o atendimento até a noite da sexta feira (20). Durante os três dias em que o poço 8A esteve paralisado, os consumidores foram atendidos, de forma reduzida, pela adutora Jerônimo Rosado, responsável por 30% do fornecimento de água para a cidade de Mossoró.
O problema no poço 8A, localizado na rua Dom Hélder, Alto do Xerém, foi provocado pela suspensão repentina no fornecimento de energia elétrica, danificando vários equipamentos eletromecânicos, inclusive os poçosP-19, P-15, P-6 e P-11, ambos recuperados em menos de 24 horas.  Desde que o problema foi detectado a Caern manteve equipes que se revezaram diuturnamente a fim de restabelecer o serviço o mais rápido possível.
Para Nehilton, o sistema de abastecimento de água de Mossoró é um dos mais complexos da região. São 70% do volume distribuído captado em poços com profundidade superior a mil metros, além da alta temperatura da água que contribui, em alguns casos, para danificar equipamentos eletroeletrônicos. As grandes dificuldades, na opinião do gerente, serão sanadas com a conclusão das obras de ampliação e melhorias que estão sendo feitas no abastecimento de água de Mossoró. A implantação de uma nova adutora, projetada para captar água da barragem Santa Cruz em Apodi até Mossoró, trará maior tranquilidade à empresa e aos consumidores mossoroenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário