terça-feira, 19 de junho de 2012

Caern apresenta projetos durante evento internacional

Ana Luiza Paz, Aline Rodrigues e Juliano Freire – ACS Caern

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) apresentará durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), duas ações de alcance ambiental : a experiência de reuso de esgoto para irrigação realizado no município de Pendências e o trabalho de Saneamento Rural, desenvolvido junto a comunidades rurais em várias regiões do Estado. A Caern estará no estande do Governo do Estado, localizado no Parque dos Atletas, entre os dias 13 e 24 de junho. Tudo será exibido em dois documentários produzidos pelo Governo do Estado, em um telão. Os visitantes do estande do do Rio Grande do Norte receberão um CD-ROM, com a descrição das ações realizadas pelos órgãos da administração direta e indireta do Estado envolvidas com a área ambiental.

O projeto de reuso, em funcionamento desde o início de 2011, consiste em alternativa segura para o destino do efluente tratado. Com isso há a reutilização do esgoto sem prejuízo à natureza e contribuindo para a diminuição dos impactos ambientais causados pelo descarte do esgoto nos mananciais, o que com a adoção do reuso não ocorre. Outro foco da inciativa é diminuir o uso intensivo da lenha proveniente da vegetação de Caatinga, nativa no Vale do Açu, como fonte de energia para as indústrias de cerâmica. Sendo assim, além de um aliado para o meio ambiente, o reuso é uma forma eficaz de economizar água.

O pesquisador e coordenador do projeto de reuso de esgotos, engenheiro da Caern, Marco Calazans destaca a importância ambiental e econômica do projeto. "É a grande solução de problemas em termos ambientais, podendo também se transformar em fonte de renda", explica. O plano permite que os próprios moradores operem o sistema de abastecimento, combatendo desperdícios e disciplinando a relação do homem do campo com a água. O reuso é uma iniciativa que integra o "Caatinga Viva", projeto patrocinado pelo programa Petrobras Ambiental e conta com a participação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Associação dos Engenheiros Agrônomos do Rio Grande do Norte (Anea) e organização não governamental "Carnaúba Viva".

USO RACIONAL

De acordo com a assessora de Saneamento Rural da Caern, Laélia Melo, a ideia presente na apresentação desses conteúdos é chamar atenção para a racionalização da água. "É um produto caro e cada consumidor em sua casa, trabalho e outros lugares, deve tomar medidas preventivas para que não venha a faltar", observa a técnica da Companhia. "O procedimento contribui não apenas para o uso correto da água, mas também para a educação ambiental", complementa Laélia.

De 2011 até agora, 51 comunidades rurais do Rio Grande do Norte implantaram o modelo de autogestão de operação e manutenção da distribuição de água. Segundo dados da Assessoria de Saneamento Rural da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), outras 47 localidades estão em processo de instalação desse sistema. Segundo Laélia, os moradores de comunidades rurais estão adotando este modelo que é bastante peculiar e a empresa estadual de saneamento, como o órgão responsável por obras de abastecimento de água e esgotamento sanitário no Estado, tem apoiado a adoção do sistema, que oferece uma série de vantagens, como menor desperdício de água e fornecimento do produto em maior quantidade e qualidade.

Calazans enfatiza a importância de levar o projeto para uma Conferência de âmbito internacional como a Rio +20. "É necessário aprender com as outras empresas que estão interessadas no tema, além de ser uma oportunidade de divulgar e conhecer possíveis parceiros para o projeto", enfatiza o engenheiro. O evento também proporcionará um contato direto com diversos pesquisadores da área que buscam novas tecnologias em beneficio do desenvolvimento sustentável.

Publicado em

Nenhum comentário:

Postar um comentário